The Promised Neverland | Analise e Primeiras Impressões
"Ela é amada como uma mãe... mas não é nossa mãe de verdade. As crianças com quem eu moro... não são meus irmãos de verdade. Aqui é a Casa Grace Field, um orfanato... e eu sou uma órfã. Era o que eu achava."
Não é de hoje que a Weekly Shonen Jump vem perdendo seus principais pilares, hoje em dia temos apenas One Piece como representante da "era de ouro" do final do anos 90 entrando nos 2000, visto que até mesmo Gintama está em sua reta final. Com a necessidade de novos sucessos, a revista estreou diversas séries em suas páginas, e mesmo que nem todas deem resultado, nos últimos anos tivemos séries que vem fazendo a boca do povo, como Boku no Hero Academia (2014) e Dr.Stone (2017), e nessa leva de promessas temos o mangá em questão, "The Promised Neverland", ou no original, "Yakusoku no Neverland", que estreou nas páginas da Jump em agosto de 2016 e que no atual checklist da editora Panini tem seu primeiro volume sendo publicado em terras tupiniquins.
The Promised Neverland é uma obra escrita por Kaiu Shirai e desenhada por Posuka Demizu, nela somos apresentados à Emma, uma garota de 11 anos que reside na Casa Grace Field, um orfanato, junto com seus adorados irmãos e sob o olhar carinhoso da "Mama", uma figura materna e a responsável por cuidar dessas crianças até que sejam adotadas, porém esse orfanato não é um local comum, os jovens não possuem nenhum contato com o mundo exterior e em sua estadia passam diariamente por provas e testes que analisam e incentivam seu crescimento intelectual. Porém certo dia, Emma e Norman, ao quebrar uma das regras do orfanato para entregar um pertence a um de seus irmãos que foi adotado, acabam por presenciar a realidade do local onde vivem, que não é nenhum conto de fadas.
Primeiramente, deve-se dizer que Neverland é uma série de suspense e mistério, então quanto menos você, leitor, souber sobre seu roteiro, mais surpreendente será sua experiência. Assim, nessa analise vou apenas abordar o conteúdo do volume.
Um ponto a se salientar é como a série apresenta seu roteiro e ambientação no primeiro capitulo, prenunciando um grande twist a todo momento, e que quando ele finalmente acontece mesmo assim te pega de jeito, e ao decorrer do volume, pequenos twists são encaixados na narrativa, o que torna o rumo da história imprevisível, algo de extrema importância num bom suspense.
Os personagens também possuem propriedade e carisma de sobra para carregar o roteiro. Além da Emma, que é nossa protagonista principal, temos também Norman e Ray, que vão rodear a órbita da jovem. Por mais que suas características principais carreguem o padrão dos protagonistas shonen, elas são muito bem colocadas em prática no plano da série e suas interações, além de muito críveis também acrescentam substância à história, visto que mesmo sendo crianças, elas possuem um raciocínio elevadíssimo, e não agem impulsivamente, criando um clima ainda mais tenso em cenas que beiram o "jump scare". Enquanto isso, a "Mama" não constrói apenas um empecilho no caminho das crianças, sua personagem é mais que uma "vilã B", e por mais que seu passado e motivações ainda não tenham sido apresentados, toques e cenas de impacto à envolvendo mostram que ela possui muito mais do que se parece.
A abordagem escolhida para tratar o mistério na série consegue equilibrar as cenas de exposição e ação de maneira bem natural, e por mais que as vezes a verbalização possa parecer um pouco demais, a colocação situacional e etária dos personagens faz com que essa fórmula funcione e se desenrole sem bruscas interrupções de ritmo, esse que inclusive flui extremamente bem e gradativamente se intensifica nas cenas de impacto.
Uma palava que descreve bem esse primeiro volume é "promissor", com um forte roteiro, uma arte que serve muito bem seu propósito, personagens que carregam seu peso sem fraquejar e um clima de mistério que a muito tempo não existia nas páginas da Jump, temos aqui um dos lançamentos mais fortes desse ano no Brasil e que é mais que recomendado não apenas aos fãs de suspense, mas à todos que estejam em busca de uma nova série e estejam prontos pra embarcar nessa aventura em busca da liberdade.
The Promised Neverland está em andamento no Japão com 10 volumes publicados e tem um anime já anunciado e programado para estrear na temporada de inverno(Janeiro de 2019). Aqui a editora Panini publicou o primeiro volume no mês de agosto no formato 13,7x20, em papel offwhite, no preço de R$21,90, com previsão de lançamento bimestral.
Nenhum comentário