Crítica| O Touro Ferdinando
Filme infantil diverte, enquanto passa excelentes mensagens
O gênero de animações voltadas para o público infantil não costuma inovar muito no quesito de desenvolvimento de trama. O que não é necessariamente um problema, afinal, grande parte do público alvo não compreenderia, ou não teria interesse em uma trama muito complexa.
O trunfo da maioria das boas animações está na mensagem que é transmitida, e na fluidez da história, que faz os momentos clichês menos óbvios ou até genuinamente emocionantes.
O trunfo da maioria das boas animações está na mensagem que é transmitida, e na fluidez da história, que faz os momentos clichês menos óbvios ou até genuinamente emocionantes.
No caso do novo lançamento da BlueSky Studios, "O Touro Ferdinando", temos uma história relativamente simples: um touro criado para participar de touradas foge ainda bezerro de seu criadouro e vai parar em uma fazenda, onde desenvolve uma amizade muito grande com a filha do dono. Após um incidente onde causa muita destruição, ele é mandado de volta para o lugar onde nasceu e será obrigado a lutar contra um toureiro, e agora terá de escapar para voltar a ver as pessoas que ama.
Por mais simples que a história possa parecer, ela é muito bem contada. O protagonista, Ferdinando, é muito carismático e sua vontade de não lutar faz com que seja praticamente impossível não torcer por ele. Os personagens secundários são também, em sua maioria, muito carismáticos, e razoavelmente bem desenvolvidos.
Além dos personagens, as mensagens que o filme quer transmitir são importantes e bem transmitidas. A principal delas é que a violência não é a solução para os problemas. Ferdinando se nega a lutar do começo ao fim do filme e consegue realizar todos os seus objetivos, além de melhorar a vida de todos os seus amigos, enquanto todos os personagens que usam a violência como primeira opção são punidos de alguma forma.
Além disso há uma mensagem muito forte contra as touradas, e aos maus tratos aos animais em geral. No filme, foi por causa de uma tourada que Ferdinando ficou órfão. Há uma cena em que é dito que as touradas são basicamente sentenças de morte para os touros, e o principal antagonista da história é um toureiro.
Como a maioria dos filmes do gênero, a maior falha de "O Touro Ferdinando" está na história clichê e um pouco derivativa. É impossível não se lembrar de outra animações como Rio, Madagascar e Bolt, porém não muda o fato do filme ser uma boa animação com boas mensagens e personagens divertidos
NOTA: 7
Confira também nossa crítica em vídeo:
Nenhum comentário